quinta-feira, 24 de setembro de 2009

# Buena Vista Social Club

Em 1996 o produtor, compositor e guitarrista Ry Cooder percorreu Havana à procura de lendários artistas da música cubana. Muitos desses grandes artistas já estavam aposentados (a maioria com mais de 60 anos). A ideia foi montar um grupo ( Que na verdade nunca existira anteriormente, até porque muitos trabalharam em épocas diferentes e tiveram suas próprias carreiras). Nascendo daí o CD " Buena Vista Social Club", uma referência a famosa casa de Shows cubana, fechada desde os anos 50 e hoje uma casa particular .O disco foi um sucesso, ganhou o prêmio Grammy de vendas Internacionais, aclamado pela crítica de todo o mundo.
Em 1998, retornando à Havana, Ry Cooder teve a companhia do Diretor Wim Winders, realizador do homônimo filme, indicado ao oscar 2000 como melhor documentário.
Wim, cineasta apaixonado por música, faz um documentário andando pelos arredores de Havana, começando a procura de Buena Vista e ao longo do filme, nos apresenta um pouco da história desses grandes artistas, através de entrevistas e momentos de suas apresentações (Que ocorreram também em Amsterdam e Nova York).
Wim dividiu o documentário entre as ótimas interpretações, como "Chan Chan, El carretero, Candela ..." e os passeios em Havana com suas cores, seus carros antigos e seus charutos, é emoção do começo ao fim. É tão prazeroso poder ouvir e conhecer um pouco de senhores artistas como Ibrahim Ferrer, Omara Portuondo e Eliades Ochoa, entre outros, e saber que depois de tanto tempo estão de volta com seu calor, suas histórias emocionantes e toda sua musicalidade.

O filme foi vencedor de mais de 10 prêmios internacionais e o Buena vista social Club continua apresentando seus shows, inclusive recentemente no Brasil fez algumas apresentações. Com certeza uma história que ainda vai muito longe trazendo o calor de Cuba para muitos corações ao redor do mundo.

Direção: Win Winders
Elenco: Ry Cooder, Eliades Ochoa, Ibrahim Ferrer, Omara Portuondo, Rubén González, Company Segundo
Gênero: Documentário / Música
País: EUA, França, Inglaterra,Alemanha e cuba
Ano:1999
Classificação: Livre

12 comentários:

  1. O filme é uma viagem a um mundo mágico e fantasticamente real. Assisti-o pela primeira vez numa viagem Recife-Rio, de ônibus, e fiquei encantado com a musicalidade e a fotografia apresentadas no filme. Na volta arranjei logo as gravações das músicas do filme, e de outras, com Ibrahim Ferrer e Compay Segundo. Curti um sem-número de vezes a trilha sonora e, depois, o filme quando adquiri o DVD. Não esperava, nunca, poder ser espectador de um show deles, muito menos a 5km de minha própria casa. O show foi realizado na Mostra Internacional de Musica em Olinda - MIMO, e foi o único gratuito no Brasil. Quem puder assistir o grupo, que é uma criação pós-filme, deve se esforçar para ir. Quem não assistiu o filme, nem ouviu o CD, que o faça. Ainda é tempo de conhecer essa maravilha. Quem já o fez, faça de novo.

    ResponderExcluir
  2. É um filme para poucos, a musicalidade em misto com o roteiro concebe um resultado primoroso! é um filme pra ver e rever, sem dúvidas!

    Bruno, seu blog cativa, viu? Por isso, eu vou te linkar ao meu Apimentário e, claro, já sou seu novo seguidor aqui. abs, meu caro!

    ResponderExcluir
  3. Orkutou e viu meu perfil, hein? dá um 'oi' por lá, tá? abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse filme, mesmo que tenha ressalvas com relação ao Wim Wenders (nem sei bem por quê).

    Aliás, adoro Buena Vista, mesmo que os grandes nomes já faleceram. Ouço sempre que possível.

    Obrigado pela visita lá no meu blog... eu sou novo por aqui e fico bastante contente com as novas amizades que prometem se firmar neste universo escrito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Nossa parece legal o filme, não conheço muito sobre esses artistas mencionados por você, mas como sempre fui muito curioso vou dá uma verificada... afinal parece que você tem bom gosto! Obrigado pela visita e volte sempre!

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Opa rapaz
    valeuuu a visita heim

    Muito bom, escreve super bem, claro é jornalista tb neh?

    estou te seguindo tb
    add msn

    rafaelopes@hotmail.com

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruno

    Obrigado pela sua visita lá no Tomada 7. Também estou a te seguir.

    Abraços e até mais.

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ver! já tinha lido sobre...e agora que estou na onda de alugar muchos e muchos filmes, buscarei esse tb. =)

    Beijos,
    Bia

    www.politicachique.com.br

    ResponderExcluir
  9. Carlos e Cristiano,
    eles são muito bons mesmo, né? ver e rever...

    David, também sou novo por aqui e estou adorando conhecer os textos (d)e vcs !

    Rafael ,te adicionarei ,ok? abçs

    cocada e Bruno , obrigado pela visita Tb !

    E Bianca,
    já estou indo ler seus novo texto, como sempre muito bem escrito :)


    Muito obrigado pelo apoio hein, galera
    aguardem o próximo texto com maior carinho
    e agora com mais seriedade pois vcs são feras e merecem o melhor.

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  10. A argumentaçao desse filme é muito bom mesmo...poucos entende e o pra q serve ne...

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Boooa Tarde!!
    Eu sou GüCentüryon, blogueiro da equipe responsável pelo www.glossparameninos.blogspot.com
    Nos interessamos em firmar parceria com seu blog.
    Somos novo nesse espaço, e acredito que temos nos saído bem.
    Obrigado, se der...segue aí.

    ResponderExcluir
  12. Olha eu de novo aqui!
    Desta vez vim pra dizer que você foi um daqueles que indiquei a um selo que eu recebi!

    Passa no blog para mais detalhes...

    Abraços

    ResponderExcluir