sábado, 7 de novembro de 2009

# Fernando Meirelles



Um dos mais promissores cineastas da atualidade, Fernando Meirelles nasceu em São paulo no dia 11 de Setembro de 1955. Seu pai é médico e viajou bastante. Fernando sempre pode acompanhá-lo nas viagens pelo mundo, podendo assim conhecer várias culturas, inclusive na Ásia e América do Norte.

Aos 12 anos recebeu sua primeira câmera e desde então o cinema faz parte da sua vida. Até nos anos 80, quando se formara no curso de Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de São Paulo, apresentou o projeto final no formato de filme, diferente de projetos tradicionais apresentados por outros alunos. Sua nota foi mínima, apenas suficiente para sua graduação. Fato irônico, já que hoje Fernando tornou-se um aclamado diretor de cinema conhecido por todo o mundo.

Ainda nesse período, na década de 80, fundou com outros amigos a produtora independente "Olhar eletrônico", iniciando a carreira com filmes experimentais. Depois, outros amigos juntaram-se ao grupo, como Marcelo Tas (CQC), que também foi dirigido por Fernando Meirelles em "Rá-tim-bum". Levaram diversos programas de atualidades para tv, ganhando popularidade por introduzirem uma informalidade humorística inovadora.

No final da década de 80 essa produtora foi fechada. Fernando Meirelles, Paulo morelli e Andrea Barata Ribeiro fundaram então a agência de propaganda O2 filmes. Parceira de sucesso até hoje. A O2 filmes foi considerada uma das maiores produtoras do mundo pela revista Visionare em 2007.

No final dos anos 90 dirigiu mais filmes para o cinema e em 2002 alcançou o status de grande diretor após ter adaptado a obra de Paulo lins - Cidade de Deus - Ganhou vários prêmios pelo mundo incluindo 4 indicações ao oscar, entre elas a de melhor diretor. Em 2005 dirigiu The constant Gardener- O jardineiro Fiel, baseado no romance de John le carré, em que Rachel Weisz recebeu o oscar de melhor atriz em 2006. Em 2008 dirigiu Blindness- Ensaio sobre a cegueira, também baseado em um romance homônimo do vencedor do prêmio Nobel  de literatura José Saramago.

Os filmes de Fernando meirelles sempre possuem caráter político ou social e esta é uma das grandes qualidades de suas obras. Apesar disso fernando não se intitula ativista de nada, o que ele gosta é de mostrar grandes histórias.

Para 2010, Fernando filmará uma comédia leve em Nova York, participará da realização do curta "Rio,eu te amo", parte da série “Cities of love”, que traz histórias de amor filmadas em importantes cidades do mundo. Vamos aguardar!

Filmografia : 2008 - Blindness (Ensaio Sobre a Cegueira) 2005 - The Constant Gardener (O Jardineiro Fiel) 2002 - Cidade de Deus  2001 - Domésticas 2001 - Palace II (curta-metragem) 1998 - Menino Maluquinho 2 - A Aventura 1998 - E no Meio Passa um Trem (curta-metragem) 1983 - Garotos do Subúrbio (curta-metragem) 1983 - Brasília (curta-metragem).

Fontes : Wikipédia  , Imdb, o2 Filmes ,G1> cinema - entre outros sites - Acessados em Novembro de 2009.

7 comentários:

  1. Legal o post.
    Gostei de conhecer o Fernando.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Fernando Meirelles é o cineasta.
    Inteligente e sabe muito bem produzir um filme.

    Bacana o post
    sumido vc heim
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito dele, sim: não gosto.

    Prefiro outros cineastas brasileiros e tenho dito.

    Faço coro com Rafael, estás sumido mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Ain Que dia Mágico foi o que em o Fernando bateu no meu ombro e começou a me fazer perguntas sobre cinema e agente ficou no maior PAPO...Tem Noção o MEIRELLES VEIOOOOOO Falar COMIGO!!! Muito, Muito mas muito bom, cara super gente BOA e um diretor dos melhores na minha lista, adoro todos os seus filmes e com orgulho estudei muita parte de seu trabalho...ADORO!

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelo elogio lá no blog ! Anticristo eu ainda não consegui ver ! Tô doido ! Ensaio sobre a Cegueira pra mim é o melhor filme do Meirelles .

    abraçoo

    ResponderExcluir
  6. Fã incondicional do trabalho de Fernando M.
    Um dos melhores diretores do mundo.
    Quero ser como ele quando crescer...hehehehehe

    ResponderExcluir
  7. Bruno

    Primeiramente gostaria de agradecer sua visita lá no Blog, que estou retribuindo agora. Gostei bastante do seu Blog e me tornarei seu segdor.
    Pena que vc não deixou nenhum comentário lá no post. Quanto ao Fernando acho que ele tem crescido muito como profissional e acho também que a contribuição dele para o cinama nacional tem sido bem grande.

    Abs

    ResponderExcluir